TIPOS DE GALPÕES METÁLICOS

estruturas metalicas

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO A MAIS ASSUNTOS CORRELATOS !!

TIPOS DE GALPÕES METÁLICOS.

Uma vez definido que a edificação de seu galpão será efetuado em estruturas metálicas, cabe agora você decidir qual a melhor modalidade que atenderá às suas necessidades.Vejamos quais os principais modelos:

Galpão com pórtico simples em 02 águas.

Referida modalidade são formadas por 02 peças simétricas em ângulo, cuja inclinação  poderá variar de 5 a 15 graus (dependendo do projeto). Referido conjunto montado chama-se tesoura, sendo que após o acoplamento das colunas passa a receber o nome de pórtico.
De acordo com o projeto, vão livre e necessidade arquitetônica, mencionado pórtico poderá ser construído em várias versões, conforme abaixo:

 

1 Pórticos de alma cheia 

portico alma cheia
Pórtico estrutural de alma cheia
Como o próprio nome diz, referidos pórticos são compostos de perfis I ou W, fabricados com perfis de linha (encontrados no mercado)  ou sob encomenda.

2 Pórticos treliçados

Mencionados pórticos, via de regra, são formados por duas peças (inferior e superior), chamados de banzos. Referidos banzos são ligados por peças chamados montantes e diagonais. Após a montagem final do referido conjunto se observará o porquê no nome “treliçado”. Salientamos que os perfis empregados nessa modalidade, via de regra, serão perfis laminados de linha (encontrados no mercado). Referida modalidade é empregada para grandes vãos livres.

 

Essa modalidade de pórtico (treliçado) poderá sofrer as seguintes variantes:

 

 Pórticos com tirantes: (foto apresenta apenas a tesoura com o tirante em detalhe!)
porticos com tirantes
pórticos metálicos com tirantes
Referida metodologia é indicada para inclinações superiores a 10 graus. Referidos tirantes são fixados na parte inferior da tesoura, o que propiciará a redução de deslocamentos horizontais e esforços adicionais nas colunas. Entretanto, dependendo da atividade a ser exercida, referidos tirantes poderão se constituir em uma obstrução.

 

 Pórticos com colunas centrais:
porticos metalicos com colunas centrais
pórticos metálicos com colunas centrais
Referida metodologia é indicada para vencer grandes vãos cobertos, obviamente sem a necessidade de se ter o vão (entre as colunas) totalmente livre. Mencionadas colunas centrais propiciarão um peso mais enxuto de toda a estrutura.

3 Pórticos em Arco

portico metalico em arco
pórtico metálico em arco
Tais pórticos, cuja conformação superior será em arco, será empregado de  acordo com a exigência arquitetônica do projeto. Ressaltamos que essa modalidade exigirá um dispêndio ligeiramente maior na fabricação das peças, uma vez que haverá necessidade de calandragem de parte dos perfis envolvidos, além de que não haverá possibilidade de utilização de telhas trapezoidais na cobertura da edificação.

4  Pórticos (para pontes rolantes)

porticos metalicos para pontes rolantes
pórticos metálicos para pontes rolantes
Para galpões industriais onde haverá a necessidade da instalação de pontes rolantes, haverá  de se projetar os apoios nas colunas dos pórticos para o recebimento do caminho de rolamento do dispositivo mencionado. Referidos apoios também poderão ser projetados a fim de serem fixados lateralmente na coluna (pontes rolantes de menores cargas).
Todo o projeto deverá ser elaborado para tal, pois haverá inúmeros esforços a serem considerados.  A empregabilidade de travamentos verticais \ horizontais entre os pórticos será praticamente certa. Desnecessário mencionar que referida estrutura terá um peso total maior devido a tal exigência. (Na foto acima os travamentos mencionados ainda não haviam sido instalados)

 

 

GOSTARIA MUITO DE RECEBER SEU COMENTÁRIO E\OU SUGESTÕES ACERCA DO PRESENTE ARTIGO. AGUARDO O SEU CONTATO !!

Opa! Aqui é o Paulo