GALVANIZAÇÃO A FOGO – ACABAMENTO ESTRUTURAL

SERVIÇOS DE GALVANIZAÇÃO

ESTRUTURAS METÁLICAS – ACABAMENTO GALVANIZADO A FOGO.

Galvanização a fogo é um processo de aplicação de revestimento de zinco em estruturas de aço ou ferro fundido através da imersão em um banho de zinco fundido. A simplicidade do processo e os baixos custos ao longo do tempo permitem que  a galvanização a fogo apresente uma vantagem sobre outros métodos de proteção contra corrosão. 

A história da galvanização a fogo tem início no ano de 1741, quando um químico francês chamado Melouin descobriu que o zinco era capaz de proteger o aço da corrosão. Entretanto, o método não foi muito utilizado até que outro químico francês, Sorel, que denominou o método de “galvanização”.

A galvanização a fogo pode ser encontrada em quase todo tipo de aplicação industrial onde o aço for empregado, seja na construção civil, indústria, automotiva, transporte, dentre outros, se mostrando como uma excelente opção de processo anticorrosivo.


ENTENDENDO O PROCESSO

 

A galvanização a fogo compreende a imersão de estruturas metálicas devidamente limpas em um banho de zinco fundido (com grau de pureza não inferior a 98%). O rápido ataque da superfície da estrutura pelo zinco fundido produz uma camada composta por diferentes ligas zinco/ferro , que desenvolvem uma ligação muito forte com sua superfície. Esta união é chamada interação metalúrgica. Após a remoção da  estrutura do banho de zinco fundido, uma camada de zinco  puro passa a recobrir sua superfície, produzindo uma coloração brilhante, acinzentada ou prateada, bastante característica.

A camada Zn-Fe possui dureza semelhante a do aço, fornecendo uma barreira protetora (proteção catódica), protegendo a estrutura da corrosão. Em adição, as camadas formadas pelo zinco, protegem a estrutura da abrasão e impacto acidentais durante o período de serviço.


 PROCESSO DA GALVANIZAÇÃO A FOGO

VANTAGENS DA GALVANIZAÇÃO A FOGO:

  • Proteção contra corrosão de longa duração
  • Elevada resistência mecânica
  • Perfeita e completa proteção, mesmo em cavidades e bordas.
  • Proteção catódica contra corrosão
  • Aparência atrativa
  • Elevada rentabilidade
  • Liberdade de manutenção
  • Bom equilíbrio ecológico, processos amigos do ambiente

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

A galvanização a fogo tem seu processo perfeitamente definido, sendo basicamente o mesmo para qualquer produto, podendo variar na espessura de camada de zinco depositada dependendo da geometria da peça, composição química  e espessura do material base (aço) (vide abaixo)

Atualmente a indústria de galvanização a fogo, moderna e tecnicamente avançada se dedica a proteção contra a corrosão de todas as classes de peças e artigos de ferro e aço, através da imersão em uma cuba com zinco fundido. Os recobrimentos obtidos mediantes esse processo proporcionam uma proteção eficaz e duradora em uma ampla variedade de atmosferas e meio ambientes.

De modo geral, constitui o processo mais econômico de aplicação de revestimentos entre 20 e 200 microns de espessura.


DEPOSIÇÃO DE ZINCO SOBRE O AÇO

ESPESSURA DO PERFIL / CHAPA DE AÇOMassa mínima por
unidade de área
g / m2 (média)
Espessura média do
revestimento
micras / (média)
e < 2,0 mm35049
2,0mm< e < 4,0mm40056
4,0mm< e < 6,0 mm50070
e = 6,0 mm
e > 6,0 mm
60084

CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS ACERCA DOS SERVIÇOS DE GALVANIZAÇÃO A FOGO:

  • Quanto maior a espessura do perfil, maior a deposição do zinco sobre sua superfície.
  • Em termos práticos, o acréscimo de zinco sobre o peso total de vigas / peças estruturais gira em torno de 7,0% do peso total.
  • Ex: 10.000 kgs de estruturas em aço “preto” implicarão aproximadamente em 10.700 kgs de estruturas galvanizadas.
  • O custo praticado, para tais serviços,  pode variar de R$1,70 a R$3,50 / Kg (dependendo das características e peso). Valor ref. MAI/18

GOSTARIA MUITO DE RECEBER SEU COMENTÁRIO E\OU SUGESTÕES ACERCA DO PRESENTE ARTIGO. AGUARDO O SEU CONTATO !!

 

 

 

Opa! Aqui é o Paulo