GALPÕES METÁLICOS FIXOS

galpão metalico

GALPÕES METÁLICOS FIXOS

No post anterior elencamos, de uma forma bem resumida, algumas das configurações  de um galpão metálico.
Porém neste presente artigo estaremos abordando algumas das variantes que mencionados galpões poderão apresentar, quais sejam:

 Fechamentos laterais com telhas metálicas.

Na referida modalidade há o total fechamento lateral com o emprego de telhas metálicas, sendo que estas podem ser onduladas ou trapezoidais (de preferência do mesmo desenho que foi empregado na cobertura). Referida opção, geralmente indicada para instalações industriais, se mostra a mais rápida e econômica a ser praticada pois não há o emprego de mão de obra \ materiais civis para sua finalização.
galpao com fechamento em telhas
galpao com fechamento total em telhas metalicas

 Fechamentos laterais com meia alvenaria (fechamento 3m altura com blocos de concreto)

Referida opção, geralmente empregada para depósitos comerciais e de linhas de produção, se mostra uma solução muito empregada para o proprietário que necessita de um visual menos industrial (vamos assim expor) para seu empreendimento. Referida modalidade de fechamento também transmite uma sensação de maior segurança a edificação.
galpão com meia parede em alvenaria
galpão metálico com fechamento parcial em telhas metalicas

 Fechamentos laterais com alvenaria (fechamento total com blocos de concreto)

Mencionada solução, via de regra, é a escolhida para locais onde haverá a instalação de escritórios e amplos ambientes comerciais. Nesta opção, o custo se mostra superior, haja vista o emprego de um maior contingente de mão de obra civil. Há que se considerar os riscos inerentes a execução de tais serviços (maior número de profissionais no canteiro de obras, montagem de andaimes, etc).
edificação com paredes em blocos de concreto
fechamento em blocos de concreto

 Galpões sem aberturas para ventilação

Dependendo da finalidade a que se destina referida edificação, opta-se pela ausência total de aberturas laterais e/ou superiores para ventilação. Referida escolha dá-se, via de regra, para galpões que serão destinados quase que exclusivamente para o armazenamento de produtos que necessitarão de um ambiente praticamente livre de poeira e demais agentes externos. A utilização de climatizadores deverá ser considerada nesta situação, dependendo da atividade a ser exercida. Neste caso ainda deverá ser observado as exigências dos órgãos fiscalizatórios, no tocante às exigências mínimas previstas em lei para tal situação.

 Galpões com ventilação lateral

Aplica-se na mesma situação anteriormente mencionada, porém com menos restrição no tocante a interação de agentes atmosféricos externos. Referida hipótese já proporcionará alguma ventilação adicional, porém ainda deverão ser observados os preceitos mencionados no item anterior.
galpão comercial com ventilação e iluminação lateral
ventilação lateral em galpão industrial

Ventilação superior (lanternim)

Esta situação, por óbvios motivos, é que proporcionará um melhor conforto térmico as instalações, principalmente se houver também aberturas laterais no galpão ( o que implicará numa ventilação otimizada de ar). Porém há dois inconvenientes já observados quais sejam: o acúmulo de poeira no interior do galpão, bem como, em casos de fortes tempestades com rajadas de ventos, a presença de névoa chuvosa nas imediações da abertura superior (lanternim), o que poderá comprometer a integridade de equipamentos e\ou materiais estocados no interior do galpão.
ventilação de galpão metalico com lanternim
ventilação de galpão industrial com lanternim

Ressaltamos que há várias possibilidades de aberturas superiores, dependendo do tipo de cobertura a ser empregada, o que veremos num próximo encarte.

GOSTARIA MUITO DE RECEBER SEU COMENTÁRIO E\OU SUGESTÕES ACERCA DO PRESENTE ARTIGO. AGUARDO O SEU CONTATO !!

Opa! Aqui é o Paulo